Comércio Exterior

Importação

Nas operações de importação, contamos com ampla estrutura e know-how, com estratégias personalizadas com foco na redução de custos e agilidade de cada processo. Atuamos em todas as etapas, desde o estudo de viabilidade até a entrega do produto importado diretamente na empresa de nosso contratante.

 

Nossa atuação em importação inclui:

  • Estudo prévio com estimativa de custos e viabilidade da importação;
  • Gestão logística, incluindo cotação e contratação de transporte e seguro internacional;
  • Follow-up de embarques;
  • Acompanhamento completo (incluindo controle de documentos) para desembaraço aduaneiro;
  • Custo reduzido contemplando a logística completa, da compra à entrega.
Importação
Exportação

Exportação

Nas operações de exportação, nossos serviços contemplam planejamento, estruturação das operações e coordenação logística dos processos, com consultoria completa que inclui análise de precificação, estudo de linhas de crédito competitivas e aproximação com parceiros globais, capazes de agregar valor na formação de mercado, a médio e longo prazo.

 

Nossa atuação em exportação inclui:

  • Estudo personalizado do mercado externo aplicado ao produto de cada cliente;
  • Planejamento estratégico de todas as etapas Pertinentes ao êxito da exportação;;
  • Estimativa total de custos e viabilidade da exportação;;
  • Gestão logística, incluindo cotação e contratação de transporte e seguro internacional;;
  • Follow-up de embarques;;
  • Acompanhamento aduaneiro;;
  • Logística completa, desde a captação da carga até o despacho.;

Diferenciais BBA Comex

Porta a Porta

Logística completa   – Visa entregar o produto livre e legalizado, diretamente à porta do importador. A politica “Porta a Porta” é aplicado em importações de todos os portes, seja para empresa ou pessoa física.

 

Consultoria

Assessoria personalizada – Exclusivamente desenhada para atender pequenas e médias empresas  – que desejem iniciar vendas no exterior e ou importar produtos e matérias-primas – a consultoria  disponibilizada pela BBA Comex  é completa, e inclui estudo do mercado alvo,  captação de fornecedores no exterior, sistema rápido de cotações, envio de amostras e estudos sobre exigências e barreiras tarifárias e e burocráticas  do país de interesse, alem de estimativa de custos de importação e parecer técnico, na etapa inicial do processo.

 

Atendimento

Duas unidades – Com duas  unidade de atendimento, estamos presentes em  importantes cidades portuárias, com matriz sediada em Alagoas e filial instalada no Rio de Janeiro, imprimindo ainda mais agilidade a processos de importação e exportação. Alem disso mantemos agentes operacionais nas principais centros alfandegários do Pais

 

Experiência

Know-How –  Nosso executivos têm grande experiência, com volumes constantes de importação, com remessas regulares para a divisão própria de embalagens flexíveis, mantidas pela empresa, reduzindo deste modo a tarifação no embarque de importações, que possam ser  agregadas.

 

Agilidade

Encomendas express – Especialmente desenvolvido para importações emergenciais – como peças de reposição e encomendas urgentes – este serviço é facultado por parcerias estabelecidas com empresas de comex em outras países estratégicos, especialmente China e demais países da Asia, imprimindo agilidade na compra e postagem do produto, em quaisquer quantidades, ideais para casos de reposições emergenciais.

 

Economia

Traçamos estratégia visando tarifas reduzidas em importação.

 

Onde Atuamos

Atuando nos principais pontos do Brasil e nas principais estações aduaneiras incluindo:

  • Porto de Santos – SP
  • Aeroporto Internacional de Guarulhos – SP
  • Aeroporto Internacional de Campinas – SP
  • Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – RJ
  • Porto do Rio de Janeiro – RJ
  • EADI Resende – RJ
  • Porto de Recife – PE
  • Porto de Suape – PE
  • Porto de Paranaguá – PR
  • América – Paragua Argentina e Uruguai
  • Ásia – Mantemos parceria com representates comerciais exterior em Cingapura, Malásia, China, Japão, Tailândia, Taiwan, Coréia e Índia.

Perguntas mais Frequentes

O que é Siscomex?

Siscomex é ? instrumento informatizado por onde é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.

 

Propósito: Conectar os principais usuários do sistema: exportadores, importadores, Secretaria da Receita Federal (Ministério da Fazenda), Secretaria de Comércio Exterior (Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo), Banco Central do Brasil, Banco do Brasil S.A., bancos autorizados a operar em câmbio de moeda estrangeira, representantes legais de empresas exportadoras e importadoras, empresas de transporte e outras secretarias e departamentos dos demais ministérios diretamente relacionados com diversos aspectos do comércio exterior brasileiro.

 

Registros emitidos pelo Siscomex

 

Importação:

1 – L.I. Licença de Importação
2 – Extrato de L.I.
3 – D.I. Declaração de Importação
4 – Extrato de D.I.
5 – C.I. Comprovante de Importação
6 – R.O.F. Registro de Operação Financeira.

 

Exportação:

1 – R.E. Registro de Exportação
2 – R.V. Registro de Venda
3 – R.O.C. Registro de Operação de Crédito
4 – S.D. Solicitação de Despacho
5 – C.E. Comprovante de Exportação

O que é FCL e LCL?

FCL significa “Full Container Load”

Nesta modalidade,  o exportador preenche o container com sua carga sem a necessidade de um segundo exportador para compor e completar o carregamento de um container. Nossa empresa atende esta modalidade com as melhores taxas do mercado na contratação de frete internacional, para importação e exportação.

 

LCL significa “Less Container Load”

Esta modalidade expressa que o exportador não possui carga suficiente para preencher um container por completo e por essa razão embarcará sua carga com outros exportadores, sendo cada um responsável pela sua carga. O exportador entrega a carga no terminal informado, o agente de carga é responsável pela estufagem do container e transporte até a área de atracação do navio. Ao chegar ao destino, cada importador será responsável pela desconsolidação da sua carga.

O que é Importação por conta e ordem de terceiros?

Instrução Normativa SRF nº 225, de 18/10/2002  estabelece requisitos e condições para a atuação de pessoa jurídica importadora em operações procedidas por conta e ordem de terceiros.

 

BBC Comex desempenha o papel de prestadora de serviços, utilizando recursos da adquirente para o pagamento de despesas, tributos, fechamento de câmbio e demais riscos da operação. O pacto do negócio é fechado, invariavelmente, entre o adquirente e o exportador. Segundo as normas da Receita Federal, esta modalidade se caracteriza pelas seguintes condições:

 

1. Os recursos utilizados na operação de importação podem ser do adquirente;

2. Para efeitos fiscais, a mercadoria importada é considerada de propriedade do adquirente;

3. Tanto o prestador do serviço quanto o adquirente devem estar habilitados junto ao Siscomex.

O que é Importação por encomenda?

A Instrução Normativa SRF nº 634, de 24/03/2006 estabelece requisitos e condições para a atuação de pessoa jurídica importadora em operações procedidas para revenda a encomendante predeterminado. Ou seja: nesta modalidade, existe a pessoa do encomendante-adquirente da mercadoria, a qual pactua com o fornecedor no exterior (exportador) sobre os valores e logística do negócio. A Trading atua como o importador da mercadoria e, após os trâmites de internação da mesma, com o recolhimento dos respectivos tributos, a revenda a este único encomendante. Segundo as normas da Receita Federal, esta modalidade se caracteriza pelas seguintes condições, conforme IN 634/06:

 

1. Os recursos utilizados na operação de importação devem ser obrigatoriamente da Trading;

2. O registro da DI fica condicionado à prévia vinculação da Trading ao encomendante, junto ao Siscomex;

3. Tanto a Trading quanto o encomendante devem estar habilitados junto ao Siscomex e registrados no Radar;

4. Quanto ao recolhimento dos tributos, a trading e a encomendante assume responsabilidade primária e solidária, respectivamente.

O que é Swift?

Swift significa: “Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication” em sua na sigla em inglês, cuja tradução corresponderia a: “Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Globais”.

 

É uma cooperativa por meio da qual o mundo financeiro realiza operações de negócios com velocidade, confiabilidade de confiança. Mais de 8,3 mil organizações bancárias e clientes corporativos em mais de 208 países demonstram, diariamente, sua confiança no sistema para trocar milhões de mensagens financeiras padronizadas.

 

A Swift proporciona a seus clientes a possibilidade de automatizar e padronizar suas transações financeiras, com conseqüente redução de custos, diminuição dos riscos operacionais e eliminação de ineficiências. Por meio do uso da Swift, os clientes podem, também, criar novas oportunidades de negócios e novos fluxos comerciais.

 

A entidade tem sede na Bélgica e escritórios nos principais centros financeiros mundiais e países em desenvolvimento.