Comércio Exterior

Operações de

Importação

Nas operações de importação, contamos com ampla estrutura e ‘know-how’, com estratégias personalizadas com foco na redução de custos e agilidade de cada processo. Atuamos em todas as etapas, desde o estudo de viabilidade até a entrega do produto importado diretamente na empresa de nosso contratante.

Nossa atuação em importação inclui:

Operações de

Exportação

Nas operações de exportação, nossos serviços contemplam planejamento, estruturação das operações e coordenação logística dos processos, com consultoria completa que inclui análise de precificação, estudo de linhas de crédito competitivas e aproximação com parceiros globais, capazes de agregar valor na formação de mercado, a médio e longo prazo.

 Nossa atuação em exportação inclui:

Nossos Diferenciais nos serviços de

Importação e Exportação

Porta a Porta

Logística completa que visa entregar o produto livre e legalizado, diretamente à porta do importador. A política “Porta a Porta” é aplicado em importações de todos os portes, seja para empresa ou pessoa física.

Consultoria Completa

Assessoria personalizada Exclusivamente desenhada para atender pequenas e médias empresas que desejem iniciar vendas no exterior e/ou importar produtos e matérias-prima a consultoria  disponibilizada pela BBA Comex  é completa!

Atendimento

Com duas unidades de atendimento, estamos presentes em importantes cidades portuárias, com matriz sediada em Alagoas e filial instalada no Rio de Janeiro, imprimindo ainda mais agilidade a processos de importação e exportação.

Experiência

Nosso executivo tem grande experiência, com volumes constantes de importação, com remessas regulares para a divisão própria de embalagens flexíveis, mantidas pela empresa, reduzindo deste modo a tarifação no embarque de importações.

Agilidade

Encomendas expressas — Especialmente desenvolvido para importações emergenciais, como peças de reposição e encomendas urgentes, este serviço é facultado por parcerias estabelecidas com empresas de comex em outros países.

Onde

Atuamos?

Atuando nos principais pontos do Brasil e nas principais estações aduaneiras incluindo:

Perguntas

Frequentes

Siscomex é um instrumento informatizado por onde é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.

 

Propósito: Conectar os principais usuários do sistema: exportadores, importadores, Secretaria da Receita Federal (Ministério da Fazenda), Secretaria de Comércio Exterior (Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo), Banco Central do Brasil, Banco do Brasil S.A., bancos autorizados a operar em câmbio de moeda estrangeira, representantes legais de empresas exportadoras e importadoras, empresas de transporte e outras secretarias e departamentos dos demais ministérios diretamente relacionados com diversos aspectos do comércio exterior brasileiro.

Registros emitidos pelo Siscomex:

Importação:

1 – L.I. Licença de Importação
2 – Extrato de L.I.
3 – D.I. Declaração de Importação
4 – Extrato de D.I.
5 – C.I. Comprovante de Importação
6 – R.O.F. Registro de Operação Financeira.

Exportação:

1 — R.E. Registro de Exportação
2 — R.V. Registro de Venda
3 — R.O.C. Registro de Operação de Crédito
4 — S.D. Solicitação de Despacho
5 — C.E. Comprovante de Exportação

FCL significa “Full Container Load”

Nesta modalidade o exportador preenche o contêiner com sua carga sem a necessidade de um segundo exportador para compor e completar o carregamento de um contêiner. Nossa empresa atende esta modalidade com as melhores taxas do mercado na contratação de frete internacional, para importação e exportação.

LCL significa “Less Container Load”

Esta modalidade expressa que o exportador não possui carga suficiente para preencher um contêiner por completo e por essa razão embarcará sua carga com outros exportadores, sendo cada um responsável pela sua carga. O exportador entrega a carga no terminal informado, o agente de carga é responsável pela estufagem do contêiner e transporte até a área de atracação do navio. Ao chegar ao destino, cada importador será responsável pela desconsolidação da sua carga.

Instrução Normativa SRF n.º 225, de 18/10/2002 estabelece requisitos e condições para a atuação de pessoa jurídica importadora em operações procedidas por conta e ordem de terceiros.

 

BBC Comex desempenha o papel de prestadora de serviços, utilizando recursos da adquirente para o pagamento de despesas, tributos, fechamento de câmbio e demais riscos da operação. O pacto do negócio é fechado, invariavelmente, entre o adquirente e o exportador. Segundo as normas da Receita Federal, esta modalidade se caracteriza pelas seguintes condições:

  1. Os recursos utilizados na operação de importação podem ser do adquirente;
  2. Para efeitos fiscais, a mercadoria importada é considerada de propriedade do adquirente;
  3. Tanto o prestador do serviço quanto o adquirente devém estar habilitados junto ao Siscomex.

A Instrução Normativa SRF n.º 634, de 24/03/2006 estabelece requisitos e condições para a atuação de pessoa jurídica importadora em operações procedidas para revenda a encomendante predeterminado, ou seja: nesta modalidade, existe a pessoa do encomendante-adquirente da mercadoria, a qual pactua com o fornecedor no exterior (exportador) sobre os valores e logística do negócio. A Trading atua como o importador da mercadoria e, após os trâmites de internação da mesma, com o recolhimento dos respectivos tributos, a revenda a este único encomendante. Segundo as normas da Receita Federal, esta modalidade se caracteriza pelas seguintes condições, conforme IN 634/06:

  1. Os recursos utilizados na operação de importação devem ser obrigatoriamente da Trading;
  2. O registro da DI fica condicionado à prévia vinculação da Trading ao encomendante, junto ao Siscomex;
  3. Tanto a Trading quanto o encomendante devem estar habilitados junto ao Siscomex e registrados no Radar;
  4. Quanto ao recolhimento dos tributos, a trading e a encomendante assume responsabilidade primária e solidária, respectivamente.

Swift significa: “Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication” em sua na sigla em inglês, cuja tradução corresponderia a: “Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Globais”.

É uma cooperativa por meio da qual o mundo financeiro realiza operações de negócios com velocidade, confiabilidade de confiança. Mais de 8,3 mil organizações bancárias e clientes corporativos em mais de 208 países demonstram, diariamente, sua confiança no sistema para trocar milhões de mensagens financeiras padronizadas.

A Swift proporciona a seus clientes a possibilidade de automatizar e padronizar suas transações financeiras, com consequente redução de custos, diminuição dos riscos operacionais e eliminação de ineficiências. Por meio do uso da Swift, os clientes podem, também, criar oportunidades de negócios e novos fluxos comerciais.

A entidade tem sede na Bélgica e escritórios nos principais centros financeiros mundiais e países em desenvolvimento.